Pé de Gente

PÉ DE GENTE_LINGUAGEM PEDAGÓGICA-Co-criando um Novo Mundo,

Com o propósito de frutificar uma criança mais conectada consigo mesma e com o mundo, capaz de acessar suas emoções e que tenha suas habilidades fortalecidas para lidar com as mudanças globais que vivemos diariamente; trabalhamos baseados em uma linguagem pedagógica que valoriza a vida prática, as diversas possibilidades de investigações que a natureza nos oferta e a construção integral do ser.

Educadores, filósofos e movimentos educacionais como Maria Montessori, as Escolas da Floresta, princípios de Reggio Emília, Krishnamurti, Satish Kumar, Rudolf Steiner e Jean Piaget são algumas das inspirações para o trabalho pedagógico aqui no Pé de Gente, Coração no Mundo.

A alimentação é um dos nossos principais norteadores. Acreditamos na importância da construção, desde cedo, da relação de prazer com a comida e de respeito à natureza. No Pé de Gente as crianças são convidadas a viver o ciclo completo dos alimentos, começando com o plantar e passando pelo colher, comer, devolução dos resíduos no minhocário e reintegração à natureza. A partir desta vivência, podem ter uma experiência positiva de interação com os alimentos para que ganhem consciência do valor real da comida. Os alimentos consumidos aqui são orgânicos, variados em nutrientes e, na medida do possível, comprados de pequenos produtores locais.

A alimentação é um dos nossos principais norteadores. Acreditamos na importância da construção, desde cedo, da relação de prazer com a comida e de respeito à natureza. No Pé de Gente as crianças são convidadas a viver o ciclo completo dos alimentos, começando com o plantar e passando pelo colher, comer, devolução dos resíduos no minhocário e reintegração à natureza. A partir desta vivência, podem ter uma experiência positiva de interação com os alimentos para que ganhem consciência do valor real da comida. Os alimentos consumidos aqui são orgânicos, variados em nutrientes e, na medida do possível, comprados de pequenos produtores locais.

Para que a criança possa experienciar o dia a dia com liberdade e para que seja estimulada nas tarefas da vida prática, como uso do banheiro, organização dos brinquedos e cuidados na hora do início, meio e fim do lanche, temos um espaço planejado e preparado.

Aqui no Pé de Gente, a autonomia da criança norteia o seu dia a dia. Para além do cuidado com o espaço, todos os educadores permanecem atentos no sentido de favorecer o movimento das crianças e apoiarem no que for necessário para que ela desenvolva seu pleno potencial de fazer por si mesma.

Para que a criança possa experienciar o dia a dia com liberdade e para que seja estimulada nas tarefas da vida prática, como uso do banheiro, organização dos brinquedos e cuidados na hora do início, meio e fim do lanche, temos um espaço planejado e preparado.

Aqui no Pé de Gente, a autonomia da criança norteia o seu dia a dia. Para além do cuidado com o espaço, todos os educadores permanecem atentos no sentido de favorecer o movimento das crianças e apoiarem no que for necessário para que ela desenvolva seu pleno potencial de fazer por si mesma.

A alfabetização ecológica faz parte do nosso currículo e abarca o conceito desenvolvido por autores como Fritjof Capra e David Orr, do Centro de Ecoalfabetização de Berkeley – EUA, que defendem a importância da educação das crianças tendo como ponto de partida o desenvolvimento da linguagem da natureza para a criação de um mundo mais sustentável. Sendo assim, aqui no Pé de Gente, trabalhamos para que nossas crianças aprendam a ler o mundo a partir do reconhecimento dos ciclos e fluxos da natureza e percebendo que somos parte dela.

A alfabetização ecológica faz parte do nosso currículo e abarca o conceito desenvolvido por autores como Fritjof Capra e David Orr, do Centro de Ecoalfabetização de Berkeley – EUA, que defendem a importância da educação das crianças tendo como ponto de partida o desenvolvimento da linguagem da natureza para a criação de um mundo mais sustentável. Sendo assim, aqui no Pé de Gente, trabalhamos para que nossas crianças aprendam a ler o mundo a partir do reconhecimento dos ciclos e fluxos da natureza e percebendo que somos parte dela.

Aqui o espaço convida a correr, pular, se equilibrar, escalar, tomar banho de água fresca e colocar os pés na terra. No Pé de Gente, acreditamos neste espaço educador, que convida e convoca as crianças a desenvolverem integralmente seus recursos de corpo e movimento, possibilitando uma maior consciência em relação às suas potencialidades integrais e conduzindo-as a uma experiência de maior autonomia. Elementos da diversidade da nossa cultura popular brasileira estão sempre presentes através da música, das brincadeiras tradicionais e populares e dos ritmos e instrumentos.
Aqui o espaço convida a correr, pular, se equilibrar, escalar, tomar banho de água fresca e colocar os pés na terra. No Pé de Gente, acreditamos neste espaço educador, que convida e convoca as crianças a desenvolverem integralmente seus recursos de corpo e movimento, possibilitando uma maior consciência em relação às suas potencialidades integrais e conduzindo-as a uma experiência de maior autonomia. Elementos da diversidade da nossa cultura popular brasileira estão sempre presentes através da música, das brincadeiras tradicionais e populares e dos ritmos e instrumentos.

As artes visuais fazem parte do repertório das crianças para expressão e comunicação. No Pé de Gente, elas têm acesso diariamente às linguagens das artes plásticas como desenho, recorte e colagem, pintura e modelagem. Ao explorarem os materiais, reconhecerem texturas, traços e gestos; ampliam seus recursos e conexões internas e externas.

As artes visuais fazem parte do repertório das crianças para expressão e comunicação. No Pé de Gente, elas têm acesso diariamente às linguagens das artes plásticas como desenho, recorte e colagem, pintura e modelagem. Ao explorarem os materiais, reconhecerem texturas, traços e gestos; ampliam seus recursos e conexões internas e externas.